Quem sou eu

Minha foto
Jornalista, casada e amante das palavras. A pernambucana mais brasiliense de todas.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Elásticos de família

Sim, parece e é bobo esse trocadilho. Mas não costumam chamar as relações familiares de laços de família? Pois bem, no meu caso, esses laços se tornaram elásticos essa semana. Ribeirão Preto, Petrópolis, Curitiba, Brasília. Todo mundo espalhado, esparramado por esse Brasil... Eu em Ribeirão, e daqui a dois dias sigo para Foz do Iguaçu e por fim para Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Outros em Curitiba, com minha querida tia Virgínia. Irmã caçula vivendo em Petrópolis. E meu amado em Brasília, segurando as pontas dos elásticos que no separam por ora, mas em breve voltam com toda força ao aconchego familiar. Lá no Distrito Federal também estão tios, primos, vovô. Mas apesar da proximidade, também são elásticos bem esticados os que têm nos unido, ou talvez, desunido, ultimamente. Cada um tem estado no seu quadrado. Quinta passada fui visitar meu avô, de 80 anos. Passei parte da manhã com ele. Caminhamos até achar uma sombra para nos proteger daquele sol escaldante. Sentamos num banquinho, comemos um doce de banana, batemos um papo e no caminho de volta, ele quis subir numa árvore. Sim, para meu espanto. Subiu na raiz, e como era o degrau mais alto que podia alcançar, começou a retirar pedaços de casca da velha árvore. Ele me dava para segurar e ia lá colher mais matéria-prima para algo que passara pela sua cabeça. Depois de satisfeito, voltamos cheios de pedaços de árvore nas mãos. Bebemos um pouco d'água e precisei me despedir. O sorriso dele foi embora. Percebi que ficou tristonho. Quando saí, ficou lendo uma revista. Meu coração ficou apertado durante todo o dia que se seguiu. Fiquei pensando que nossa ausência machuca o vovô tanto quanto ele machucou aquela velha árvore, tirando pedaços generosos de seu caule. Também, pudera, alguns já esticaram tanto o elástico que ele deve ter até arrebentado. Vivem distantes, reticentes. Quem sabe um dia esses elásticos voltem a ser laços bem amarrados. Enquanto isso, cada um no seu quadrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente