Quem sou eu

Minha foto
Jornalista, casada e amante das palavras. A pernambucana mais brasiliense de todas.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Hasta siempre!

O roteiro turístico de qualquer lugar se torna muito mais interessante quando temos tempo de caminhar sem pressa, dispostos a descobrir novas esquinas, observar e sentir o ritmo da cidade. Foi isso que fizemos quando soubemos que o famoso bairro da Recoleta ficava a alguns quarteirões do hotel. Mais uma vez, pé na estrada. Pelo caminho, prédios antigos e rebuscados nos chamam atenção e deixam o passeio ainda mais interessante.

Vista do hotel: Av. 9 de julio
                                      




A Recoleta é um bairro nobre cheio de lojas de luxo. Chegamos a entrar em uma galeria de arte e jóias. Também passamos por uma praça de árvores gigantes. Alguns moradores de rua chegam a dormir entre suas raízes.

Uma das vitrines chiques da Recoleta. Chocolate!


Mas o que nos interessava mesmo era o Cemitério histórico, onde estão os os túmulos de Eva Perón e da alta sociedade argentina. Antes, uma passagem pela igreja que fica ao lado, construída em 1732, hoje declarada basílica e patrimônio nacional. Subimos algumas escadas da igreja para ver algumas relíquias e descobrimos uma vista aérea do cemitério da Recoleta.

Notações do canto gregoriano. O início da escrita musical.

Cemitério da Recoleta visto de cima

Nunca vimos tanto luxo para os mortos. Dizem que o cemitério da Recoleta é o metro quadrado mais caro da cidade. Inaugurado em 1822, além de receber corpos de personalidades, é um verdadeiro museu a céu aberto, cheio de esculturas e obras de arte que amenizam o clima mórbido do lugar. O Beg quis ficar andando entre os corredores, o que não me agradava muito. Queria sair logo dali... Mas concordo que é um lugar de visitação imprescindível.





Saindo do cemitério, hora do almoço. Restaurantes bem aconchegantes não faltam do outro lado da rua. Promotores ficam na porta fazendo propaganda e entregando folhetos com os cardápios. Escolhemos um onde o prato principal do dia era um ojo de bife, tradicional na Argentina. Para nós, o miolo da alcatra. Servido com batata recheada, salada verde e o típico molho chimichurri, com ervas e pimenta. De cortesia, uma taça de espumante. Delícia!

O que faz parte do chamado cubierto. Sempre pãezinhos com alguma pasta para abrir o apetite.

Da Recoleta voltamos a pé para o Hotel e depois fomos andar na rua Florida, das compras. Só andar... O jantar foi no Puerto Madero. Um buffet livre cheio de carne para todos os gostos, para variar. O Beg só achou tudo meio sem sal. Eu até me acostumei.


Mais doce de leite. huuummmmm

No caminho, o Teatro Colón.

Terça-feira - Primeira parada: Palermo

Palermo é um bairro enorme em Buenos Aires, e por isso mesmo dividido em algumas partes. Andamos um pouco pelas ruas do Palermo Viejo. Tem muitas lojas, restaurantes e cafés, além de pracinhas onde crianças e idosos passam o tempo. Lá também encontramos por acaso o Jardim Botânico, lindíssimo. Um pulmão no meio da cidade e também cheio de belas esculturas.



De Palermo para La Boca, onde fica o Caminito

Decidimos conhecer outro ponto muito tradicional, o bairro La Boca, que segundo o taxista é habitado por muitos italianos e descendentes. O bairro é meio esquisito, mas o Caminito é parada obrigatória. É um centro turístico todo colorido e cheio de artesanatos. E o melhor, em todos os restaurantes, apresentações de tango. Escolhemos um para apreciar.



Tango no restaurante

Haja gordura!
Nosso tempo em Buenos Aires está acabando, mas na mala levaremos alguns alfajores para adoçar estas lembranças e muitas fotos para colorir um álbum que já deixa saudades. Hasta siempre hermanos!
                            

3 comentários:

  1. Muito legal o seu blog Gabi, você escreve muitissimo bem. pelo jeito vocês aproveitaram bem cada momento desses poucos dias que vocês passaram ai. Deu até vontade de conhecer! Ah, eu adorei a ultima parte dizendo que vocês trazem alfajores na mala :) (minha encomenda.) Boa viajem de volta. Eu amo você!

    ResponderExcluir
  2. É Gabi, dom é dom mesmo viu? =)!! Eu aqui com tantas fotinhos do Chile, mas falta o talento pra postar! rs rs! Algumas vão acabar lá no face mesmo! hehe!!

    Lindas fotos e textos! =)!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Kellynha, trate de contar suas histórias:) Basta começar! rsrsrs Bj

    Isinha, tb te amo! Bjo

    ResponderExcluir

Comente